Marabá Paulista, quinta-feira, 08 de dezembro de 2022 Telefone (18) 3996-1142

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 11 de Novembro de 2022

Marabá Paulista recebe capacitação para gestão sustentável

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) estimula os municípios a implementarem práticas que preservem o meio ambiente

Marabá Paulista recebe capacitação para gestão sustentável

Durante a capacitação, foram discutidos assuntos pertinentes a gestão sustentável, que abrangem desde a redução do uso de papel até o descarte adequado de resíduos (Foto: Abner de Souza)

Nesta quinta-feira (10), a cidade de Marabá Paulista recebeu a capacitação da A3P, com objetivo de incentivar a gestão pública a executar ações ecologicamente corretas, como, por exemplo, extinguir o uso de copos descartáveis nas repartições municipais.

Durante a palestra, foram levantados pontos que visam o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a qualidade de vida no ambiente de trabalho e também a sensibilização e capacitação dos servidores.

Na ocasião, estavam presentes a primeira-dama Selma Sobral, o vereador José de Souza,  a Secretária de Saúde Leislie Michele, e representantes da Secretaria de Educação, Assistência Social, Cultura, Paço Municipal e Câmara Municipal. (Foto: Abner de Souza)

“O A3P é um programa do Governo Fundamental, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O programa existe desde a década de 1990, mas ainda não tinha muita visibilidade. A partir da parceria do MMA com a Organização das Nações Unidas (ONU), a agenda começou a deslanchar.” explica a advogada Patrícia Fazzano (55), responsável pela capacitação.

Patrícia cita também que a iniciativa de trazer a A3P para o município marabaense partiu da ambientalista Rosimeire Costa (48), que está à frente do Departamento de Meio Ambiente da cidade. “Fazia algum tempo que estávamos tentando trazer a agenda para Marabá Paulista, porém com a pandemia, isso foi dificultado.”, declara a advogada.

“A cidade tem tudo para conseguir se adequar ao A3P. Há o apoio tanto da administração pública quanto dos outros setores. Agora cabe a cada um tomar o pontapé inicial para que isso ocorra.”, conclui Patrícia.

Sustentabilidade nos setores

Durante a capacitação, foram levantados alguns exemplos de iniciativas sustentáveis que estão sendo tomadas por setores do município. A diretora da Escola Areia Branca, Roseli Lopes (44), compartilhou que na unidade de ensino, há uma cisterna que acumula a água que é evacuada pelos aparelhos de ar-condicionado. “É previsto que com esse sistema, acumulemos até 3.000L de água.” declarou a diretora.

Roseli Lopes conta que a ideia surgiu pensando na redução de gastos e reutilização de água. (Foto: Cedida/Roseli Lopes)

Outros setores também pontuaram projetos que estão em desenvolvimento, como a doação de copos e canecas para os funcionários com a intenção de que não seja necessário o uso de materiais descartáveis.

Versão do sistema: 2.0.0 - 08/12/2022

Portal atualizado em: 08/12/2022 10:36:03