.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 7h30min às 17h00min

SÍMBOLOS MUNICIPAIS

Construções

As primeiras construções na cidade eram simples e de madeira. Algumas, as mais resistentes ainda podem ser vistas até hoje na cidade, como o prédio da antiga prefeitura, situado na Rua Arcanjo Miguel Pero e o prédio antigo na avenida Álvaro Antunes Coelho.Atual Avenida Dr Alvaro Coelho.

Atualmente, a cidade possui a maioria das casas construídas em alvenaria.

Existem poucas casas de madeira em Marabá, mas o índice de construções é baixo, devido à carência financeira da população. As principais vias públicas são a avenida Álvaro AntunesCoelho atual avenida dr alvaro coelho, rua Cafelândia, rua Arcanjo Miguel Pero, rua Coronel José Marcondes, rua Manoel Pereira Goulart e rua José Teodoro.


Instituições Financeiras

O primeiro banco de Marabá Paulista foi a agência da Caixa Econômica Estadual, que funcionava inicialmente junto com a Coletoria Estadual.

Em 1975 passou a funcionar em prédio separado na avenida Álvaro Antunes Coelho. No ano de 1977, passou a ser agência durante governo de Paulo Maluf, sob a administração do prefeito Hamilton Sebastião Silva.

Entretanto em 11 de setembro de 1981 foi inaugurado o prédio próprio da instituição financeira, na avenida Álvaro Antunes Coelho, onde funciona até hoje.

Três anos depois, em 1984, foi instalado na cidade um posto do Banespa e em 1978 a agência do Banco Itaú. Mas depois de alguns anos por falta de lucros, estas agências foram fechadas.

Atualmente A nossa Caixa foi vendida para o Banco do Brasil.


Comunicação

A cidade nunca possuiu jornais. O primeiro meio de comunicação da cidade foi o sistema de alto-falante, instalado por Arthur Barra Nova, sendo o primeiro locutor Ézio Forato. O alto-falante foi instalado na avenida Álvaro Coelho.

Após um tempo a cidade contou com duas empresas de alto-falantes, que fazem o serviço de divulgação de propagandas do comércio e notícias da cidade. Há um que funciona no Centro Comunitário e o outro na igreja católica. Mas hoje somente o da igreja funciona.

As informações como falecimentos, horários de missas e reuniões paroquiais, avisos das escolas para a comunidade, vacinações etc


Música

Antigamente havia conjunto musical formado por moradores do município. Elestocavam desde as tradicionais marchinhas de carnaval aos forrós nas matinês.

Este conjunto foi formado por José Cassimiro da Silva, o primeiro e único conjunto de Marabá. Na música atual se destaca, Cláudio de Souza, que já gravou o seu primeiro CD e apresentou sua música em canal aberto pela Rede Bandeirantes de Televisão.

O primeiro coral musical da cidade foi o “Coral Doroti Chaves”, criado em 1997 durante gestão do prefeito Hamilton Silva. Ele é formado por jovens e adolescentes.

Marabá Paulista já possuiu fanfarras que eram formadas por alunos da escola municipal. Estas fanfarras abrilhantavam os desfiles no aniversário da cidade, que era marcado com parada de bandas e exibição de carros alegóricos. Hoje tem de banda no município.


Ensino

A primeira escola de Marabá Paulista funcionava no local onde hoje fica o Posto da Polícia Militar. Em instalações precárias, tendo o prédio construído de madeira, possuía quatro salas de aula e uma diretoria.

Em documentação, verificou-se que pertencia ao município de Presidente Venceslau e funcionava desde 1949 quando Marabá ainda era Distrito de Paz.

Conforme alunos que estudaram ali na década de 50, a presença do diretor Samuel Carneiro e o inspetor de alunos Adamastor de Carvalho, eram peças fundamentais do início do ensino marabaense. Os primeiros professores foram Dona Adalgisa de Carvalho e Silvia Maximino.

A primeira matrícula registrada na escola de Marabá foi realizada em 1950, do aluno Alvino Serra. No ano de 1952 esta instituição passou a ser denominada como Grupo Escolar de Areia Dourada.

Os diplomados de 1952 foram Elias Ferreira, Azor Levi, Anísio Mariano, Dirce Cereja, Odacir Sebastião da Silva, Dirce Pessoa e Lúcia Navarro.

Os professores eram Hélio Neves, Júlio Filho, Machado, Neide Melione , Ferreira, Edna Pereira, Therezinha Muller e Hygia Agnes Aguiar. O diretor na época era Machado.

Mais tarde, no ano de 1954, construíram um prédio de alvenaria com seis salas de aula, uma sala de professor, uma biblioteca e uma diretoria com secretaria.

Em 1969 é criada a escola que passou a chamar Escola Estadual de Primeiro Grau de Marabá Paulista. Devido o grande contingente de alunos, em 1971 foi construído um novo prédio.

Desde então ficou estabelecido que os alunos do ensino fundamental e médio estudariam na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau de Marabá Paulista, no prédio novo. Já os alunos de 1ª a 4ª séries permaneceriam estudando no prédio velho.

Atualmente a escola municipal esta totalmente reformada e equipada com material adequado para desenvolver suas atividades.

Foi feito a construção de uma área de lazer no prédio da Escola Municipal de Educação Infantil “Vó Doró” para que a recreação das crianças matriculadas na pré-escola.


Religião

A história da religião entre o povo marabense inicia-se na década de 40, quando a primeira igreja católica é fundada. Em uma construção modesta, feita de madeira, a pequena igreja ganha o nome de Santo Antônio – em homenagem ao santo padroeiro do então distrito. Ela se localizava no final da avenida Álvaro Antunes Coelho, no cruzamento com a rua da Serraria.

Somente em 1956, foi construído um novo prédio da igreja católica, a atual Paróquia Santa Terezinha que fica dentro de uma praça, na avenida Álvaro Antunes Coelho.

A data oficial da fundação da paróquia é em janeiro de 1956, tendo como o primeiro padre Frei Dionísio Gonzáles. O primeiro batizado foi realizado em 23 de janeiro de 1956, e o primeiro casamento realizado por Frei Ciriaco Remon celebrou-se no dia 08 de janeiro de 1956.

Os primeiros padres moradores do Marabá foram: padre Guilherme Hirber (1966), Hugo Montedonio (1975) e o padre Jurandir Severino de Lima (2003), Padre Álvaro Ribeiro Cruz (2004). Padre João Paulo dos Santos Silva (2018-Atualmente)

Em 2001, no Dia de Santo Antonio foi inaugurada a Capela Santo Antonio. A capela foi construída no exato lugar onde havia sido construída a primeira igreja.


Outras Igrejas

Assembléia de Deus

A igreja mais antiga depois da católica é a igreja Assembléia de Deus, fundada em 1961. Seu primeiro pastor foi José Dias da Silva, sendo o pastor atual Jonas de Oliveira Santos.

Congregação Cristã no Brasil

Anos depois foi fundada na cidade a igreja Congregação Cristã no Brasil. Fundada no início da década de 70, pelo cooperador Azor Levi, ao longo dos anos alcançou conquistou dezenas de fiéis. Atualmente é dirigida por José Aguiar.

Avivamento Bíblico

A próxima igreja a chegar na cidade foi a denominação Avivamento Bíblico, fundada em 2001 pelo pastor Daniel Fernandes da Cunha, que é o atual pastor.

Deus é Amor

A igreja Deus é Amor surgiu em 1992, o seu primeiro pastor Antonio Fernandes de Souza.

Igreja Batista

A igreja Batista do Calváriofoi fundada em 1997, sendo o primeiro pastor Albenir.

Igreja de Deus

A Igreja de Deus em Marabá foi fundada em 2002, o primeiro e atual pastor é Aparecido Bezerra de Sá.

Testemunha de Jeová

A igreja Testemunha de Jeová, chegou em Marabá em 2003.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Marabá Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.