Marabá Paulista, quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023 Telefone (18) 3996-1142

Saúde - Terça-feira, 21 de Julho de 2020

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Campanha teve início dia 15/07 e vai até 31/08.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

A Vigilância Epidemiológica do município de Marabá Paulista iniciou a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, e segue até 31 de agosto.

A mobilização nacional é determinada pelo Ministério da Saúde, que realiza a segunda fase da campanha em razão do avanço da doença no país.

Nesta fase, a intensificação da vacinação será para a população de seis meses a 29 anos, de acordo com avaliação da situação vacinal, e de forma indiscriminada entre a faixa etária de 30 a 49 anos, ou seja, toda população entre 30 e 49 anos deverá receber a imunização contra Sarampo.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus e transmitida pela fala, pela tosse e pelo espirro e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade.

A vacina sarampo é contra indicada para GESTANTES pois é produzida com o vírus vivo atenuado.
  A recomendação é que a vacinação seja feita ANTES da gestação. Portanto se você está planejando engravidar, verifique no seu cartão de vacinas se você já se vacinou.

A Vigilância Epidemiológica de Marabá Paulista resalta que manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para a saúde. Essa preocupação não deve existir apenas na infância, mas também na vida adulta, já que as vacinas complementares são fundamentais para garantir a imunidade das pessoas durante toda a vida.

A ida até o posto de saúde deve respeitar todas as orientações básicas de prevenção contra o corona vírus:

- Uso de máscara;

- Evite tocar em objetos e lave sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel;

- Mantenha uma distância entre você e qualquer outra pessoa.

- Enquanto aguardar sua vez evite conversar com outras pessoas na fila, não toque em objetos ou superfícies do local onde está realizando a vacinação e evite tocar seus olhos, boca e nariz.

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 31/01/2023 16:26:30